No primeiro ano de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a reorganização e qualificação da rede municipal, com foco na manutenção, melhoria dos serviços e modernização da gestão, assegurando atendimento mais eficiente e cuidado integral à população.

A rede municipal de saúde é estruturada com 17 Unidades Básicas de Saúde, 23 equipes de Saúde da Família, UPA 24h, Policlínica, CAPS II, CAPS AD III, SAMU, CEAE, SAD, PACE Hemominas e serviços estratégicos. Ao longo do período, foram entregues equipamentos importantes, como o CRTEA, a UBS da área rural (PACS) e o novo CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, além da execução de obras de construção, reforma e adequação em unidades de saúde.

A modernização da gestão avançou com a implantação do e-SUS PEC em toda a Atenção Primária e do e-SUS Regulação, posicionando o município como referência regional. A otimização do faturamento e a implantação de sistema próprio para regulação de cirurgias garantiram maior controle das filas e mais transparência nos atendimentos.

As filas históricas de exames como MAPA, audiometria e tomografia foram eliminadas, e a produção assistencial apresentou crescimento expressivo, com milhares de cirurgias, exames e consultas especializadas realizadas ao longo do ano. As cirurgias eletivas passaram a ser ofertadas em dois hospitais do município, ampliando a resolutividade da rede.

A Atenção Primária realizou mais de 200 mil consultas médicas, fortaleceu as equipes multiprofissionais e qualificou as ações de promoção da saúde. Na UPA 24h, foram registrados mais de 154 mil atendimentos, com redução significativa do tempo de espera, implantação do Fast Track, funcionamento do RX 24h e melhorias estruturais e organizacionais.

A Policlínica ampliou o acesso a especialidades médicas, a Saúde Bucal reduziu filas e qualificou os serviços, e a Vigilância em Saúde fortaleceu ações de prevenção com iniciativas como o Vacimóvel e o VigiDrone. O atendimento domiciliar, a saúde mental e o cuidado às crianças com TEA também foram fortalecidos, assim como o Tratamento Fora do Domicílio, com a nova Casa de Apoio em Barretos e reforço do transporte sanitário.

Com planejamento, gestão responsável e foco nas pessoas, o Governo Municipal consolidou avanços importantes no SUS municipal, elevando o padrão de qualidade, acesso e resolutividade dos serviços de saúde e reafirmando o compromisso com um novo tempo para todos.