No primeiro ano de gestão, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania avançou na estruturação das políticas públicas da área, ampliando a articulação institucional do município nas esferas estadual e federal e fortalecendo a atuação integrada com as demais secretarias do Governo Municipal.
Entre os destaques está o fortalecimento da participação social, com a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a reestruturação do Conselho Municipal da Juventude, do COMPIR e o apoio técnico à restauração do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. A Secretaria também apoiou o Programa Municipal de Oportunidade e Inclusão para Jovem Aprendiz na administração pública, ampliando oportunidades para a juventude.
As ações de inclusão e acessibilidade foram desenvolvidas por meio de programas e parcerias, com destaque para o apoio permanente à APAD, incentivo à alfabetização em braile, garantia de transporte acessível em eventos e parcerias com projetos culturais inclusivos, como o Andança Inclusiva. Também houve atuação conjunta com a Polícia Militar, por meio da Patrulha de Combate à Violência Doméstica, e apoio institucional às ONGs Kalungar e Okayfu.
Um dos principais avanços foi a reestruturação da Casa de Passagem, com a implantação do Programa Ruas Visíveis, alinhado à política nacional de atendimento à população em situação de rua. Entre março e novembro de 2025, o programa registrou 1.326 atendimentos, com oferta de 3.056 refeições, além de encaminhamentos para retorno à cidade de origem, tratamento e reinserção social.
A Secretaria também aderiu ao Programa Viver Sem Limites e atuou em parceria com o IFTM durante o Mês da Consciência Negra, além de apoiar o Conselho da Vara de Execução Penal de Patrocínio e a realização da 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa.
Com atuação técnica, intersetorial e socialmente comprometida, o Governo Municipal reafirma seu compromisso com a dignidade humana, a cidadania e a garantia de direitos, consolidando um novo tempo para todos.