Neste ano, o Governo Municipal, vai instalar três barracas de apoio aos romeiros que seguem a pé até Romaria. A medida representa uma ampliação em relação aos anos anteriores, com o objetivo de oferecer mais conforto, descanso e alimentação aos peregrinos.

A novidade é a terceira barraca, que será instalada no trevo de acesso à Macaúbas. As outras duas continuam nos mesmos locais dos anos anteriores: a primeira logo após a subida da comunidade dos Lebres, antes do Posto Bagajão, e a segunda cerca de 10 quilômetros após o distrito de Celso Bueno, próximo ao trevo de Monte Carmelo.

Além do aumento no número de pontos de apoio, as barracas foram ampliadas em estrutura e contarão com melhorias na alimentação. O funcionamento será ininterrupto, 24 horas por dia, de 1º a 14 de agosto, com o apoio de voluntários das paróquias locais. A ação é resultado de uma articulação entre as secretarias de Obras, Saúde, Assistência Social, Sestran e representantes das igrejas do município.

Nas barracas, os romeiros encontrarão dormitório, banheiros químicos, chuveiros, água potável, alimentação, massagem nos pés e atendimento de primeiros socorros, com a presença de duas ambulâncias de prontidão.

A tradicional peregrinação acontece em função do Dia de Nossa Senhora da Abadia, celebrado em 15 de agosto, data que atrai milhares de fiéis de toda a região ao santuário da padroeira do Triângulo Mineiro, em Romaria.

Dicas de segurança para os romeiros:

  • Programe com antecedência sua caminhada e conheça os pontos de apoio;
  • Use calçados adequados, roupas claras, boné e protetor solar;
  • Beba bastante água;
  • Caminhe sempre no acostamento sinalizado, no sentido contrário ao tráfego;
  • Se estiver em grupo, ande em fila;
  • Evite usar celular ou portar objetos de valor;
  • Evite caminhar à noite. Se necessário, vá em grupo e utilize coletes refletivos.