O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Epidemiológica), realiza no dia 28 de fevereiro o Dia D contra a Dengue, com um conjunto de ações voltadas à informação, prevenção e intensificação da vacinação. A iniciativa conta com a participação dos setores de Endemias, Imunização, Atenção Primária à Saúde (APS), Sestran e Comunicação.
Durante a semana, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, serão promovidas salas de espera em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com foco na orientação sobre arboviroses. Também haverá intensificação da vacinação com ampliação do horário nas UBSs que integram o programa Saúde na Hora: Morada Nova, CIAS, Santa Terezinha, Enéas Aguiar e Boa Esperança.
No sábado (28), das 9h às 12h, a programação inclui ação de vacinação no Vacimóvel, na Praça Santa Luzia, além de blitz educativa no semáforo central e nas calçadas da Avenida Rui Barbosa, com distribuição de material informativo e orientações à população.
Para a execução das atividades, estão previstas ações de mobilização intersetorial, incluindo reunião técnica presencial, levantamento de áreas de APP, disponibilização de máquinas e caminhões, transporte para ACEs e ACSs, além de articulação com instituições de ensino. Também serão produzidos materiais gráficos (10 mil folhetos), faixas, conteúdos para mídias e entrevistas, reforçando a divulgação das medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor.
A mobilização integra as estratégias permanentes de enfrentamento às arboviroses, com foco na ampliação da cobertura vacinal, eliminação de criadouros e conscientização da população.